VANDER LEE
Compositor dos mais inspirados da atual cena da música brasileira com seu olhar poético e original, transforma o cotidiano e temas relacionados como amor, futebol e recortes urbanos em contundentes baladas como “Esperando Aviões”, “Onde Deus Possa me Ouvir“, além de sambas bem humorados como “Galo e Cruzeiro“ e “Passional”.
Assista o vídeo de ESPERANDO AVIÕES
INÍCIO
Lee começou tocando em bares na Belo Horizonte natal e aos poucos foi introduzindo seu repertório autoral, se apresentando pelos teatros da cidade e interior, até que em 1996 ganhou o segundo lugar no festival ‘Canta Minas’, realizado pela Rede Globo Minas, com a música ‘Gente não é cor’. Esse foi o impulso necessário para o artista produzir seu primeiro cd, independente, ainda como Vanderly. Só a partir do segundo cd passou a usar o nome Vander Lee (este cd só circulou em Minas e várias musicas foram regravadas nos CDs seguintes).
Ouça GENTE NÃO É COR
ELZA
Em novembro de 1998, a cantora Elza Soares conheceu o artista através de uma fita recebida e incluiu a música ‘Subindo a Ladeira’ (parceria com Rossana Decelso) em seu repertório. A partir daí, a convite da cantora, Vander Lee fez participações nos shows dela em São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador.
Ouça SUBINDO A LADEIRA com participação de Elza Soares
O SEGUNDO CD
‘No Balanço do Balaio’ lançado em 1999 pelo selo Kuarup, foi o cd que revelou ao mercado a essência das composições, o violão refinado e o intérprete sensível. O cd rendeu boas críticas e despertou o interesse de várias gerações de cantoras, como Rita Ribeiro, que gravou 2 de Lee, “Contra o Tempo” e “Românticos” no cd “Comigo” lançado em 2001.
Veja a interpretação de Rita Benneditto CONTRA O TEMPO
AO VIVO
Em 2003, lançou o cd gravado ao vivo no Teatro Francisco Nunes em Belo Horizonte, com participação de Elza Soares. Lançado pela Indie Records, o cd que revelou baladas como “Onde Deus Possa me Ouvir” e “Esperando Aviões” foi um sucesso, ganhou as rádios e o levou a circular mais pelo país.
INTÉRPRETES DE VANDER LEE
Alcione, César Menotti & Fabiano, Daniela Mercure, Eliana Printes, Elba Ramalho, Elza Soares, Emilinha Borba, Fábio Jr, Gal Costa, Leila Pinheiro, Luiza Possi, Margareth Menezes, Maria Bethania, Mariene de Castro, Paula Santoro, Regina Souza, Rita Benneditto (ou Ribeiro), Roberta Campos, Vanusa.
Ouça ONDE DEUS POSSA ME OUVIR com Gal Costa e também com Fagner
Ouça ESTRELA com Maria Bethania
Ouça SEU NOME com Luiza Possi
QUARTO CD
‘Naquele verbo agora’ (2005 – Deck Discos) mais romântico e levemente pop, recebeu indicação ao “Prêmio Tim de Música”, como Melhor Disco e Melhor Cantor na categoria Canção Popular.
Ouça MEU JARDIM
DVD Em 2006, Vander Lee gravou o cd e DVD ‘Pensei que fosse o Céu’ no lotado Teatro do Palácio das Artes de BH, em um show emocionante que contou com a participação do maranhense Zeca Baleiro. Este cd conquistou o Prêmio TIM de Melhor Disco de Canção Popular.
Ouça BANGALÔ, parceria de Vander Lee e Zeca Baleiro (vídeo)
INTERNACIONAL
em 2008 faz sua primeira apresentação fora do Brasil, selecionado pelo Fórum de Música de MG para se apresentar em Turim (Itália); em 2009 participou do Festival SXSW em Austin, Texas e também no Festival Romerias de Mayo em Cuba. Em 2010 retorna a Austin nos EUA, onde fez dois shows no Festival SXSW, um deles ao vivo em uma apresentação virtual em 3D e o outro em Miami para a Rádio WDNA. Em 2013 se apresentou em Lisboa dentro do ANO DO BRASIL EM PORTUGAL.
CD FARO
Com levada mais pop e produção de Marcelo Sussekind, o cd lançado em 2009 contou com participações de Lokua Kanza, expoente da música africana.
Ouça VOU VER com participação de Lokua Kanza
NOVELA
Em 2010, Vander Lee entra na trilha sonora da novela ‘Uma rosa com amor’ do SBT com três músicas: ‘Românticos’ na voz de Fábio Jr, ‘Chazinho com Biscoito’ e ‘O dedo do tempo no barro da vida’.
Ouça ROMÂNTICOS com Fábio Jr
SÉTIMO CD
Em 2012, lança “Sambarroco” abrindo uma fase mais sambista sem perder de vista o romantismo, marca registrada de seu trabalho. Com direção musical de Thiago Delegado e formação de regional, o álbum reúne composições que flertam com gêneros como choro, xote, baião e bolero.
2014
O artista começou o ano com apresentação no FESTIVAL DE VERÃO DE SALVADOR (pela segunda vez) com participação da cantora baiana Marienne de Castro. Em agosto lançou selo próprio, BALAIO (distribuição da Radar Records) e LOA , oitavo disco de carreira, produzido por Robertinho Brant, com o qual passou por diversas capitais e interior do pais.
2015
A Tour de Loa prosseguiu até agosto marcada pela nova banda e tendo o multiinstrumentista mineiro Enéias Xavier como diretor musical, o artista assume sonoridade mais pop e lança no final do ano uma seleção especial para os fãs com gravação em estúdio de alguns de seus hits que só tinham registro ao vivo, canções que foram sucesso nas vozes de outros intérpretes e umas poucas inéditas.
2016
Lee completa 19 anos de carreira e planeja comemorar os 20 anos em 2017. Prossegue se apresentando pelo pais com shows sempre lotados, desfiando seu repertório de baladas apaixonadas que o consagraram como compositor dos mais românticos dessa geração.